Nokia cria anel que controla funções dos smartphones


Os laboratórios de pesquisa da Nokia criaram um anel magnético que é capaz de controlar as funções de um smartphone. O anel, chamado de Nenya, será capaz de fazer isso com simples rotações do anel no próprio dedo do usuário

O site New Scientist conta que o anel, apesar de parecer apenas uma jóia é, na verdade, um forte imã. Movendo o anel no dedo, ocorrem alterações no campo magnético que são captadas por um bracelete, que, por sua vez, se comunica com o aparelho celular via Bluetooth.


Usar este anel pode ser mais confuso do que parece. Crédito: New Scientist/Divulgação.

Os pesquisadores da Nokia descobriram, em testes, que os usuários conseguem girar o anel em incrementos de 45º, o que dá a ele a possibilidade de 8 posições diferentes. As funções para cada movimento do anel podem ser configuradas e ele pode ser muito útil para um tocador de áudio, por exemplo. Outras configurações possíveis são a atualização da localização em redes sociais e também colocar uma chamada em espera.

Entretanto, ainda há alguns ajustes a serem feitos como, por exemplo, o bracelete, que ainda é “feio” e grande, o que pode ser resolvido com seu aperfeiçoamento estético. Além disso, alguns problemas operacionais também existem, como o fato de o anel detectar movimentos da mão do usuário, o que pode gerar comando indesejados.

Para quem pode estar em dúvida, sim, o anel foi batizado em homenagem a uma dos Três Anéis Élficos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Três_Anéis_Élficos) de O Senhor dos Anéis.

Mais informações podem ser encontradas no artigo da Nokia, em PDF no link goo.gl/3vEWN.

Fonte: www.geek.com.br

, , , , , , ,