Easter Eggs – Ovos de Páscoa digitais.


Com a chegada da Páscoa todos querem ganhar seus ovos e em TI os ovos da páscoa são um pouco diferente dos que estamos acostumados a ver (e comer). Os Eater Eggs (Ovos da Páscoa) são parte de programas escondidos pelos programadores por pura diversão. Esses programas – que muitas vezes não acrescentam quase nada aos recursos originais do software – só podem ser acessados a partir de truques difíceis de ser encontrados.

A relação se dá pois originalmente nos Estados Unidos os ovos da galinha são pintados e escondidos para que as crianças procurem e encontrem,  mas no mundo da informática muitas pessoas utilizam os programas por anos e quase nunca encontram os ovos escondidos , que são praticamente invisíveis.

Como presente, vamos mostrar alguns já descobertos para você testar.

No Firefox

1 – Você pode visualizar uma janela no navegador dentro da outra. Basta digitar na barra de endereços chrome://browser/content/browser.xul

 

Clique para ampliar

 

2 – Na barra de endereços, digite o comando about:robots e então você será levado para a página do mascote da última versão do programa. Nesta tela são exibidas quatro frases diferentes, todas relacionadas a robôs. Elas também foram retiradas de outros marcos da ficção científica da cultura pop, como Eu, Robô (livro de Isaac Asimov adaptado para o cinema por Alex Proyas), Blade Runner (filme de Ridley Scott) e O guia do mochileiro das galáxias (livro de Douglas Adams levado para as telonas por Garth Jennings).

Clique para ampliar

 

Se você clicar em “Try Again”, a tela recarregará mas a mensagem agora será diferente. Vai aparecer “Please do not  press this button again”.

Clique para ampliar

 

Se você for chato e tentar repetir a ação, clicando em  “Please do not  press this button again”. a página será recarregada sem nenhum botão. Chato ele, não é?

Clique para ampliar

 

3 – Na barra de endereços, digite o comando about:mozilla e você será levado para uma página vermelha onde uma espécie de versículo bíblico estará escrito.

Clique para ampliar

No Google

1 – Já são famosas em toda a web as “verdades sobre Chuck Norris”. Frases como “Chuck Norris contou até o infinito. Duas vezes.” e “Chuck Norris não lê livros, ele os encara até conseguir toda a informação que precisa.” tentam demonstrar o quanto todos devem ficar temerosos quando o assunto é o “invencível” e “poderoso” ator estadunidense.

O Google, que não é bobo nem nada, se precaveu dos espertinhos que querem usar sua grande capacidade de busca para descobrir por onde anda o senhor Norris. Então, se você acessar o Google.com, digitar Find Chuck Norris (Encontre Chuck Norris) e clicar em Estou com sorte, será levado para uma página dizendo o seguinte “O Google não procura pelo Chuck Norris porque sabe que você não encontra Chuck Norris, ele encontra você.”

Clique para ampliar

 

2 – Na pagina do google , escreva elgoog (google ao contrário) e clique em “Estou com Sorte” que você será direcionado a uma página do google com tudo espelhado.  Se quiser pesquisar algo não esqueça de escrever a palavra invertida, ok?

 

Clique para ampliar

 

3 – Na pagina do google , escreva google black e clique em “Estou com Sorte”. Você será direcionado a uma pagina do google com o tema preto.

Clique para ampliar

No Winrar

1 – Vá em “Opções” e clique em “Sobre o Winrar”. Quando a tela aparecer clique no livro e veja o que acontece.

 

Clique para ampliar

No Microsoft Word

1 – Abra um documento novo e digite =rand(100,55) e depois “Enter”. Vai aparecer um parágrafo repetido várias vezes.

 

Clique para ampliar

 

2 –  Abra um documento novo e digite em maiusculo QN33Y (que é o prefixo do avião que bateu em uma das tores gemeas no atentado de 11 de setembro), depois selecione o texto e altere a fonte para Wingdings e tamanho 22. Sinistro.

 

No uTorrent

1 – Vá em “Ajuda” e clique em “Sobre”. Quando a tela aparecer digite Ctrl + T que você poderá jogar Tetris.

 

Clique para ampliar

 

2 – Vá em “Ajuda” e clique em “Sobre”. Quando a tela aparecer a tela clique no logo que tocará uma música

, , , , , , , , , , , , ,