Como converter máquinas reais em máquinas virtuais (VM)?


O Vmware vcenter converter standalone é uma ferramenta gratuita de conversão de máquinas físicas para máquinas virtuais.

O que significa isso?

Você tem um servidor instalado numa máquina e precisa liberar a máquina para outro tipo de serviço. Com o vcenter converter  você consegue transformar essa sua máquina em uma VM e importar ela para o ESXi (Servidor gratuito de virtualização). Liberando a máquina física para qualquer outro fim.

Instalando o vcenter converter

Baixe aqui e instale o vmware vcenter converter standalone, que enquanto escrevo está na sua versão 4.3. A instalação é padrão Windows (NNF) next, next, finish. Você não terá problema.

Importando máquinas

Após a instalação abra o vcenter e clique em “Convert Machine” no topo esquerdo da tela.

No nosso exemplo, em Source System escolha: “Powered-on Machine” isso significa que você esta importando uma máquina que esta no momento ligada (Garanta isso).

Selecione qual máquina esta sendo importada, se é a local, onde você instalou o software ou uma máquina remota. No segundo caso digite o IP da máquina e as credenciais necessárias para o acesso a ela. Informe também o tipo do sistema operacional e clique em next.

Em Destination System selecione VMware Infrastruture virtual machine para importar a máquina para o servidor ESX/ESXi, informe o IP do servidor e as credenciais dele e clique em next.

Em Destination  Virtual Machine escolha um nome para a máquina que esta sendo importada e clique em next.

Em Destination Location confira o tamanho do disco  e selecione em que HD “Datashore” ele será importado e clique em next.

Nas duas telas seguintes “options” e “sumary” confira as opções e clique em next.

Agora e só aguardar a finalização.

Davi Sabino Barros
*Todo conteúdo pode e deve ser copiado, desde que mantidos o autor e o endereço original.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

, , , , , , , , , , , , , , , , , ,