Instalando o Dropbox em um servidor Linux somente com ambiente texto


 

Depois do post de sexta feira sobre o Dropbox achei este aqui que mostra como instalar numa maquina linux com ambiente somente texto. Geralmente são servidores. Mas a dica é muit legal  e segue abaixo.

 

Sei que eu poderia ter feito em mais de um milhão de formas usando rsync, enviando para algum outro lugar e depois sincronizar novamente, mas em todos os casos eu dependeria de uma grande utilização do link de internet.

É aí que entra o Dropbox, que além de ter ter um preço muito acessível (OBS: Existe a versão gratuita), ele ainda já tem todas as ferramentas prontas. Sou usuário do Dropbox (pago) há mais de um ano e conheço muito bem a praticidade do serviço, que apesar do recente problema se segurança causado por um bug de atualização, ele sempre mostrou ser robusto.

Então vamos à configuração:

obs: Aconselho fazer todas as configurações como usuário comum.

Primeiro baixe o cliente para a sua plataforma (32 ou 64 bit):

  • 32 bit;
  • 64 bit;

Descompacte o arquivo em seu diretório home e os mesmos estarão localizados em .dropbox-dist

$ tar zxvf dropbox-lnx.x86_64-1.1.35.tar.gz

Tenha certeza de que a variável LANG esteja configurada. Se não estiver, dará erro. Para verificar, digite o comando abaixo:

$ echo $LANG

Se responder alguma coisa como en_US.UTF-8 (meu Linux está em inglês) é porque está tudo certo. Caso não esteja, defina essa variável em /etc/profile ou ainda no arquivo de profile do seu home.

Agora execute o serviço dropboxd:

$ ~/.dropbox-dist/dropboxd

Aparecerá diversas vezes a seguinte mensagem:

$ ~/.dropbox-dist/dropboxd
This client is not linked to any account...
Please visit https://www.dropbox.com/cli_link?host_id=91b053e66b014539a234326263218c991f&cl=en_US to link this machine.

Como a própria mensagem diz, há necessidade de acessar a URL acima para poder linkar essa máquina em sua conta do Dropbox.

Para isso, basta abrir um navegador em sua estação de trabalho (sim! em sua estação de trabalho mesmo, seja Windows, Linux ou MacOS) e acesse o endereço informado na mensagem anterior, neste caso,

https://www.dropbox.com/cli_link?host_id=91b053e66b014539a234326263218c991f&cl=en_US

Entre com o seu login e senha do Dropbox e a mensagem abaixo aparecerá em sua tela solicitando novamente a sua senha para poder linkar o seu equipamento.

image

Depois de digitar a senha, volte para o console do servidor Linux e repare a mensagem de que foi linkado com sucesso.

Client successfully linked, Welcome fulano!

Para conferir, basta acessar novamente a sua conta do Dropbox via interface web, clicar em Account e em seguida My Computers.

image

Perceba que o seu console ficou travado na mensagem de boas vindas. Isso é porque o cliente está sendo executado em primeiro plano. Para executar em segundo plano, basta adicionar um & (e comercial) no final do comando, conforme o exemplo abaixo:

$ ~/.dropbox-dist/dropboxd &

Desta forma resolve parcialmente o seu problema, sendo que o mais interessante seria executar este cliente como serviço automaticamente quando o computador for reiniciado. Para isso, copie esse exemplo de script para iniciar o Dropbox e como usuário root, grave no diretório /etc/init.d com o nome de dropbox.

Altere a variável DROPBOX_USERS colocando os nomes dos usuários que poderão utilizar o Dropbox neste servidor. No meu caso, deixei apenas o meu username.

DROPBOX_USERS=”roger”

Dê permissão de executável para o script:

# chmod +x /etc/init.d/dropbox

Configure o script para iniciar automaticamente quando o servidor for ligado:

# update-rc.d dropbox defaults

Teste o script iniciando o serviço:

# /etc/init.d/dropbox start

Usando o comando ps, verifique se o processo do serviço está no ar.

# ps ax
7908 ?        Sl     0:00 /home/roger/.dropbox-dist/dropbox

Veja que dentro do seu home foi criado um diretório chamado Dropbox. É neste diretório que você deverá colocar todos os seus arquivos que deverão ser sincronizado com o servidor do Dropbox e os outros computadores que estiverem linkados com a sua conta.

Fonte: http://lovato.com.br/

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

, , , , , , , , , ,

Comentários

  1. Marcelo Pachione disse:

    Bom dia…
    O exemplo de script não abre….

    Teria como me enviar por email ??

    Obrigado