Quer mudar de carreira? Descubra os cinco passos para alcançar o sucesso


Passo 1: Descubra uma área que realmente o atraia

Uma atração inexplicável por outra carreira é o primeiro passo para definir que está na hora de de fazer uma mudança radical na carreira. Para isso, além de descobrir uma área que realmente seja atraente, o profissional deve entender a fundo como pode encaixar-se nesse novo segmento.

As justificativas que os profissionais usam para se interessar por outra carreira são muitas, entre elas, tentar ganhar mais dinheiro, ter mais segurança no emprego ou, simplesmente, se sentir mais feliz com os benefícios oferecidos pelas empresas de outro setor. “Na realidade, sempre existe aquela sensação de que a grama do vizinho é melhor do que a nossa”, pontua Caroline.

Passo 2: Comece a guardar um tempo do dia para fazer algo diferente

Depois de decidir sobre prováveis caminhos a seguir para mudar de carreira, vale a pena começar a vivenciar um pouco da nova área escolhida para ver os prós e os contras. Para isso, é importante encontrar algum tempo do dia – seja durante a semana ou no sábado e domingo – para fazer pequenas incursões em outros setores. “Eu chamo isso de a fase de explorar outros peixes no mar, pois agora você aceitou que está em busca de algo novo, mas se sente culpado”,  afirma a especialista. Ela ressalta, no entanto, que essa fase exige esforço e persistência.

Passo 3: Se envolva, oficialmente, com um projeto que esteja próximo de sua paixão

Nesse momento, o profissional assume que, oficialmente, ele está em uma dupla jornada de trabalho. “Você já descobriu algo novo e precisa – por mais que odeie admitir isso para si mesmo – gastar algumas horas semanais nisso”, destaca Caroline, que completa: “não importa como, você vai conseguir.”

Se esse trabalho extra for algo que, realmente dê prazer ao profissional, muito provavelmente ele vai gastar cada vez mais tempo do dia nessa nova paixão, o que só tende a aproximá-lo mais do momento de mudança.

Passo 4: Controle as horas gastas com o novo projeto

“Faça balanços constantes para verificar quantas horas você gasta com seu trabalho atual e quanto tempo se dedica a seu novo projeto”, aconselha a especialista. Ainda segundo ela, chega um momento que fica quase impossível justificar, inclusive para seu empregador atual, o motivo de tantas ausências.

Nessa hora, os profissionais também tendem a aprender a gastar melhor suas horas trabalhadas, mas não devem se iludir ao pensar que será fácil, avisa. Segundo ela, além da própria administração do tempo, quem decide por uma mudança radical na carreira deve estar preparado para enfrentar a opinião contrária de amigos e familiares.

Passo 5: Assuma o risco

O maior sinal de que chegou a hora de optar, definitivamente, pela nova carreira é quando a falta de motivação começa a prejudicar a performance no trabalho. “Isso mostra que é hora de seguir em frente e assumir um risco ao optar por esse novo projeto pelo qual está apaixonado”, pontua Caroline. Ela ainda cita que, preferencialmente, deve-se pedir demissão quando as coisas ainda não ficaram tão ruins.

“Gaste um tempo para reuniões com pessoas que tenham te ajudado no trabalho, com o objetivo de agradecê-las e explicar sua transição. Se forem realmente mentores, eles saberão que é o melhor para você e apreciarão o fato de terem sido informados com antecedência”, afirma. Ainda segundo ela, ninguém deve decidir pelo profissional quando é o momento certo de dar uma guinada na carreira, a própria intuição ajudará a dizer qual a melhor hora para deixar o trabalho atual e se dedicar a uma nova paixão.

Fonte: Olhar Digital

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

, , , , , ,